quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Low Cost Computing: O Que Devemos Saber Para Comprar Um PC (Parte 1)

(Escrito por nosso Colaborador Israel Pereira - Técnico/Consultor de Informática exclusivamente para o nosso Blog)
Então pessoal, é o seguinte: Estava eu conversando com um amigo super fera em Informática e nos ocorreu que ele poderia colaborar com a gente dando dicas importantes sobre uma coisa que as vezes nos parece impossível de entender - computadores, é claro. E Levando-se em conta que este aqui é um blog de utilidade pública, nosso manual de sobrevivência também deve incluir este assunto, pois uma pessoa sem um PC, ou sem ele estar funcionando corretamente é uma pessoa ilhada no mundo e totalmente isolada de coisas vitais à nossa existência como por exemplo Bate Papo UOL, Disponivel, Manhunt, Troca-troca, UOL-K, entre outros sites "educativos"... rsrsrs.
Por isso recorri ao Israel pedindo umas dicas básicas pra gente saber e entender um pouco quando for adquirir ou repaginar nosso computador, pra acabar não errando muito e não gastar uma fortuna com uma coisa que pode nos ser desnecessária. Abaixo vão as dicas desse camarada formidável que se dispôs prontamente a nos ajudar nesse assunto "bicho de sete cabeças" :


Que Devemos Saber Para Comprar Um PC

Quando nos vemos necessitados em adquirir e/ou migrar de tecnologias de informática, logo nos ocorre a seguinte pergunta: “O que posso/devo/não posso comprar?” Para resolver, ou, pelo menos, evitar algumas dúvidas nesse importante e decisivo momento, resolvi escrever algumas daquelas que considero importantes considerações e quesitos nos quais devemos prestar muita atenção ao comprarmos um equipamento PC. Que fique bastante claro que a minha intenção aqui não é depreciar nem glorificar essa ou aquela empresa/fabricante, e sim orientar aos usuários sobre aspectos importantes a serem considerados, principalmente sobre a relação custo/benefício, de modo a escolher um equipamento que atenda às necessidades básicas de qualidade & bolso.

MONTAR OU COMPRAR UM PC?
Uma boa solução para quem quer um PC Desktop de bom desempenho, e que não saia a um preço exorbitante, é montar com uma configuração personalizada. Além de você saber o que estará escolhendo, não correrá o risco de estar adquirindo um equipamento superdimensionado (com preço e configuração excessivos) ou subdimensionado (que não entregará o desempenho que necessário para as tarefas executadas). Por exemplo, um PC com placa de vídeo onboard (embutida na placa mãe), não entregará um desempenho mínimo aceitável para a execução de jogos em 3D. Já uma máquina com mais de 2 GB (gigabytes) de memória e 500 GB de HD (disco rígido) é considerado exagero para quem só usa o computador para navegar na internet, fazer pesquisas, trabalhos de texto etc.

Outra vantagem em montar um PC, é a segurança de poder escolher equipamentos de qualidade, e, principalmente, a liberdade de escolher componente por componente utilizado na montagem do mesmo, de forma que atenda um patamar aceitável de qualidade, onde você possa escolher os fabricantes mais sérios e idôneos, e que trabalham com uma maior gestão de qualidade (e, acredite, há bons fabricantes de hardware que oferecem qualidade, confiabilidade em equipamentos de hardware, sem cobrar fortunas por uma máquina de grife). Enfim, com toda essa flexibilidade e um leque bastante amplo de opções, tem-se a possibilidade de montar um PC que vá atender exatamente a sua demanda, sem faltas, e sem excessos.

No entanto, o que devemos saber antes de comprar um PC ou Notebook? Redobre a atenção, pois algumas das dicas aqui (com certeza) serão fundamentais para a escolha de um PC perfeito para a sua utilização. Se você utiliza jogos 3D constantemente, e quer uma máquina que atenda as suas necessidades, o ideal é investir em uma configuração gamer, neste caso, comece pelas máquinas com pelo menos 2GB de memória RAM, placa de vídeo GeForce série 8 ou 9 ou ATI Radeon série 9600 ou 9800 com memória dedicada, HD (disco rígido) de 250GB e processadores com pelo menos 2 ou mais núcleos e no mínimo 2MB de memória cache (memória interna do processador que acelera a comunicação do mesmo com os outros componentes, como placa mãe, memória RAM, placas de vídeo, discos rígidos, etc) Exemplos de processador.: Intel Core2Duo, AMD Phenom X3 ou X4.

Já para as tarefas mais simples, como pesquisas na internet, trabalhos de texto, atividades que não demandem gráficos mais elaborados, já leva uma receita mais light e custo mais modesto, neste caso, um PC equipado com processador Intel Celeron ou AMD Sempron LE, placa mãe onboard, e HD de 160GB, dão conta do recado tranqüilamente...

3 comentários:

Anônimo disse...

adorei as dicas para comprar um pc bom e barato. Parabens

Anônimo disse...

necessario verificar:)

Anônimo disse...

http://markonzo.edu Where it is possible to buy the, actual ashley furniture [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536072]actual ashley furniture[/url], klxsyt, watch allegiant air [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536075]watch allegiant air[/url], 211, best pressure washers [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536078]best pressure washers[/url], tsvwc, follow dishnetwork [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536080]follow dishnetwork[/url], mopqhex, fresh adt security [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536076]fresh adt security[/url], 7895,