quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Low Cost Computing: O Que Devemos Saber Para Comprar Um PC (Parte 2)

(Escrito por nosso Colaborador Israel Pereira - Técnico/Consultor de Informática exclusivamente para o nosso Blog)

...Para as tarefas mais voltadas para a área multimídia, como os maníacos por música, clipes, fotografia e filmes, que costumam queimar (gravar) bastante dvd’s, é de bom tom priorizar uma configuração com um processador de núcleo duplo nos seus modelos de entrada (que não são os mais baratos, entregam um desempenho razoável, sem custar fortunas). Dois exemplos de bons processadores para essas aplicações são Intel Pentium Dual Core e AMD Athlon 64 X2. O ideal para essas tarefas, é usar pelo menos 1 GB de memória RAM.
Quanto ao disco rígido (que se traduz em espaço para o armazenamento de informações), fica a critério do costume do usuário. Se você costuma baixar ou copiar dvd’s, sem manter os arquivos armazenados no HD, use um disco de 160GB. Se costuma guardar tudo que baixa e copia no PC, priorize um disco maior, de pelo menos 320 a 500 GB (a diferença não chega a ser tão grande na maioria dos casos).
Em relação à gravadora de DVD’s, vale à pena desembolsar uma diferença de 20 a 30 porcento ao escolher uma Pioneer, uma vez que ela lhe retribuirá cada centavo investido devolvendo-lhe cópias e gravações infinitamente menos propícias a erros, além de uma durabilidade muito maior.
Uma dica para os utilizadores constantes de câmeras digitais e/ou celulares com cartão de memória/câmera embutida: É interessante utilizar um leitor de cartões de memória na parte frontal do gabinete para descarregar com praticidade e facilidade as fotos de sua câmera digital e/ou celular (muitas vezes, nos poupando daqueles programas chatos e complicados de celulares ou de descarregamento de câmeras digitais cheios de frescuras e bagulhetes desnecessários, pois basta você inserir o cartão de memória no mesmo, para que ele o reconheça como um pendrive ou outra fonte de armazenamento removível, sem a necessidade de cabos e mais cabos USB).
Se você já possui um PC, e a grana está curta pra trocá-lo, há ainda a opção de fazer um upgrade, que consiste em dar uma repaginada no equipamento, mantendo-se o que mesmo já possui, e modificando/acrescentando ingredientes para apimentar o desempenho do mesmo. Neste caso, substituir placa mãe, processador, memória e cooler já é um começo para deixar a sua máquina mais nova. Há também, a opção de adquirir a placa mãe Intel D945GCLF2D (com processador integrado à mesma de fábrica). Aí é só instalar memória DDR2 e um gabinete com fonte ATX (caso o seu atual seja AT, ou se o seu gabinete atual suporte uma placa mãe de formato ATX ou Mini-ITX, mas não tem fonte ATX). Vale lembrar que as placas mãe Intel possuem 3 anos de garantia de fábrica, bastante qualidade tranqüilidade para um investimento modesto, não?
Israel Pereira é Técnico/Consultor de Informática


Repetindo aqui que escreveu este Post exclusivamente pra nosso Blog, para que nós, que não temos muita intimidade com essas parafernálias eletrônicas (que pra mim é coisa de outro mundo), tenhamos a chance de saber exatamente o que pretendemos adquirir, com um custo que caiba extamente no nosso bolso atendendo às nossas necessidades.
Beijos Israel!!

Um comentário:

sergio disse...

Transforme a sua Smart TV www.smarttvhd.com.br