quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Falando em leitura....

Bem pessoal, levando em conta o último post do Titio Geraldo (http://www.maninthebox.blogger.com.br/ meu muso inspirador) falando sobre a importância de ler, decidi usar o tema pra dar umas dicas de leitura pro pessoal ficar mais um pouco antenado à nossa Literatura, que não perde pra absolutamente nenhuma do mundo (e se Eça de Queiroz tivesse sido brasileiro, seria então a maior Literatura da nossa Galáxia...rsrsr), enfim vamos lá:

1º - É bom ter lido de tudo um pouquinho, mesmo que seja um tema chato, porque nunca se sabe em que roda de conversa a gente vai estar numa reunião, festinha, recepção e tal, mas o mais importante é ter em mente que nunca que sabe qual o grau de leitura que o paquera mais interessante da noite vai ter, então é bom que você tenha um mínimo de munição na sua mente pra poder esticar um bom papo com ele se for o caso. Literalmente.

2º- Pra começar, esqueça esse papo que livros são caros: passe a frequentar os sebos, livros usados são baratérrimos além te ter um charme a mais, e a chance de garimpar preciosidades existem (eu por exemplo comprei há 3 anos um exemplar raríssimo de Lygia Fagundes Telles de 1949 que não foi mais publicado desde essa época, proibido pela própria e hoje vale uma grana preta..rsrs), além de ter a chance de conseguir um livro autografado pelo autor.

3º- Ainda falando dos sebos, dá pra comprar qualquer livro em bom estado por uma média de 10 a 12 reais. E impressiona bem o gatinho que chegar na sua casa e ver uns livros com aspecto de já bem manuseados (usados), vai te dar um ar mais elegante e cool (mas não finja que os leu, leia mesmo, pois vai que o gato já leu e engata um papo sobre algum deles e vc fica boiando? Imperdoável.)

4º - Vamos a uma listinha básica de algumas obras que você precisa ter lido pra se sair bem em qualquer relação social e não fazer feio:

*Marilena Chauí - Convite à Filosofia
Tem gente que acha que Filosofia é uma coisa chata, mas é uma das maiores delícias da Humanidade (depois do sexo, é claro), e este livro de Ensino Médio (sim, sim, Ensino Médio mesmo) traz uma Filosofia de forma fácil, alegre, leve e gostosa (só pra ter idéia, a introdução dele é falando sobre o filme Matrix, ducaraleo), e faz uma passagem por toda história da Filosofia da Humanidade sem ser cansativo, na verdade, Filosofar é refletir sobre o sentido das coisas, buscando nosssas verdades, coisas que fazemos o tempo todo sem perceber, e como diz meu amigo Twister: O reconhecimento da própria ignorância é o princípio da Filosofia. E completando com uma professora de Filosofia da Educação que tive na Faculdade: Não se aprende Filosofia, apenas se aprende a Filosofar./Quanto mais eu aprendo, menos eu sei. Enfim, não tenha medo, aventure-se, não vai se arrepender, o único risco é pirar o cabeção quando começar a refletir demais sobre o que acontece ao seu redor.

*Clarice Lispector
Escritora Ucraniana, naturalizada brasileira, de escrita nem sempre fácil, mas intimista e profundamente reflexiva. Tive a chance de ler quase toda a obra dela, e fica dificílimo escolher algum livro pra dar a dica aqui, mas arrisco pra iniciantes dois livros de contos maravilhosos: Felicidade Clandestina e Laços de Família (com destaque pro conto O Búfalo neste último "...onde aprender a odiar para não morrer de amor?...") Inexplicavel, só lendo pra saber o que é.

*Eça de Queiroz
Escritor português com grande influência do Brasil, se puder leia Os Maias (que inclusive virou uma minissérie excelente) e O Crime do Padre Amaro. Imperdíveis.

*Lygia Fagundes Telles
Um monstro sagrado vivo. Não há como explicar as palavras-faca desta mulher que aos 86 anos ainda produz maravilhosamente bem. Ocupa a cadeira de Imortal da Academia Brasilera de Letras. Sou suspeito de escolher alguma obra dela pra indicar, já li e reli e reli e reli tudo dela, mas pra inciantes eu indico dois maravilhosos: Antes do Baile Verde (contos) e Ciranda de Pedra (romance), tendo este último sido escrito em 1954 e abordando temas tabus na época como traição, desquite, eutanásia, suicídio, impotência sexual, homosexualidade feminina, não aceitação social, etc. Dois Livros pequenos e rápidos de ler. Mas o impacto é profundo, não se engane.

*Rubem Fonseca, o Rubão
Outro monstro sagrado ainda vivo, 2 anos mais jovem que Lygia, sua escrita pode assustar os mais sensíveis por ser tão politicamente incorreto e pela quantidade de palavrões e palavras chulas. Adoro.
Posso indicar O Cobrador (contos) e Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos (romance policial). Um soco na boca do estômago.

*Jorge Amado
Putz, falar o que dele? Sua fama o precede, mas tenho uma paixão: Capitães da Areia, impossível não chorar (chorar mesmo) com aqueles meninos de sonhos destruídos pela pobreza. E Gabriela Cravo e Canela, um pouco longo mas delicioso.

*Rachel de Queiroz
A primeira mulher a entrar pra ABL, inteligentíssima, não gostava de gente burra, um arraso. Leia O Quinze, você nunca mais será o mesmo.

*Caio Fernando Abreu
Todo gay é gamado nele, realmente o cara era fodão, às vezes tinha uma escrita um pouco chula como Rubão, mas na maioria era sempre muito sensível e intimista. Recomendo O Ovo Apunhalado e Morangos Mofados (ambos de contos). Faleceu vítima da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida em 1996. A obra do cara é vasta.

*Marina Colasanti
Nascida em Asmara na Etiópia, sendo de família Italiana, veio pro Brasil criança. Foi colunista da Revista NOVA onde respondia sobre problemas de relacionamentos, etc. Teve uma coluna de crônicas no Jornal do Brasil, que era maravilhosa. Indico Eu sei mas não devia (crônicas), Contos de Amor Rasgados e Intimidade Pública. Não tem como não gostar. Um dia ela me disse (pessoalmente) que quando ouvia algo maravilhoso como Mozart ou um quadro de Monet, tinha o reconforto da certeza de que o ser humando não poderia ser só aquela porcaria que a gente vê.

*Danuza Leão
Bem, essa mulher teve uma vida formidável: primeira modelo brasilera a se tornar internacionalmente famosa, foi atriz de cinema, jurada de programa de auditório, promoter de casa noturna, foi rica, classe média média, classe média alta, classe média baixa, esposa de poderoso (era íntima de Getúlio Vargas e sua esposa assim como de JK), esposa de poeta, e por aí vai. Mas sempre trabalhou e batalhou muito pra se manter finaceiramente e se impor como mulher inteligente e respeitável. Tudo que escreveu sempre foi muito bom, mas indico aqui 3 obrigatórios: Na sala com Danuza (etiqueta moderna), Danuza todo dia (crônicas) e Quase Tudo (autobiografia). O mundo inteiro deveria conhecer essa mulher.

Gente, o post tá grande demais e sei o quanto fica cansativo ler algo tão longo, mas acreditem, fiz de boa vontade pra dar uma pincelada mínima do que a gente deve ler, pra não fazer feio em lugar nenhum, mas prometo fazer uma segunda e terceira parte deste post de escritores maravilhosos que nossa Literatura tem. Ou vocês acham que esqueci de Machado de Assis, João Saramago, Fernando Pessoa, Chico Buarque, Luis Fernando Veríssimo, Ariano Suassuna, Carlos Drumond de Andrade, Cecília Meireles entre outros Deuses que habitaram e habitam nosso planeta? Mas acho que pra começo tá bom. E embora eu adore as gírias da novela das oito, talvez consiga mostrar que podemos ainda ter um papo interessante, né titio?
Beijos!

Um comentário:

marcel disse...

simplesmente adorei a lista de livros !!! aguardo ansioso pela lista numero 2 ,numero 3 ,numero 4 ... !!! um grande abraco e obrigado por dividir um pouco da sua vida conosco!!!