segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Dia das Crianças e Beslan


Hoje é dia das crianças, mas vamos voltar ao 1º de setembro de 2004 e lembrar de certas crianças do outro lado do mundo.

O 1º de setembro de 2004 teve significado forte para certos russos, especialmente os que vivem na república da Ossétia do Norte.

A data marca os cinco anos do massacre de Beslan, quando terroristas invadiram uma escola e fizeram mais de mil reféns ficaram três dias sem água e sem comida.

Ao final da ação, considerada a pior após os ataques de 11 de setembro, 330 pessoas morreram, a maioria delas crianças. As famílias das vítimas acreditam que as autoridades russas não estão dispostas a investigar adequadamente o ataque terrorista e clamam por justiça.

Os responsáveis pelo ataque eram na maioria tchetchenos, militantes separatistas vindos da república autônoma da Federação Russa que tem uma longa história de conflito com Moscou.

Cinco anos depois, a tensão na república separatista ainda persiste. A nova geração de líderes rebeldes é descrita como ainda mais radical e bem financiada que os homens que invadiram Beslan.

Ao mesmo tempo, o governo russo e líder local da Tchetchênia Ramzan Kadyrov fazem vista grossa para as acusações de grupos de direitos humanos por sequestros e assassinatos de ativistas humanitários.

Ou seja, infelizmente não será surpresa que aconteçam novos massacres na Rússia como os de Beslan.

Por quê nossas crianças têm que pagar pela estupidez atroz dos nossos adultos? Esse tipo de ato inominável não pode cair no esquecimento. Nunca mesmo.

Nenhum comentário: