quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Gays no mercado de trabalho

(Por Ram Lin Avlis)
É verdade que o mercado de trabalho, a cada dia que passa, está mais exigente e difícil para todos. As empresas estão exigindo sempre mais requisitos, experiências anteriores, treinamentos, enfim, uma burocracia que faz qualquer um perder a paciência. Não bastasse o tradicional currículo, empresas sempre nos pegam em “provinhas” disso e daquilo e, muitas vezes, aparecem perguntas que não têm nada a ver com o cargo para qual estamos tentando uma vaga.
E os gays? Apesar disso tudo, eles conseguem um bom emprego? Conseguem ser um bons profissionais? Como é aceitação do gay no mercado de trabalho?
Algumas empresas ainda temem em contratar pessoas cuja imagem seja muito “afetada”, em outras palavras, afeminada. A que se deve tanto medo de empresários em contratar estas pessoas? Seria preconceito?

Segundo um gerente e proprietário de um estabelecimento de alimentos em um shopping da cidade de Florianópolis, a questão não é somente de preconceito. Todos têm direito de serem como bem quiserem, não importa se a pessoa é careca, magra, gorda, gay, ela pode ser o melhor profissional do mundo. A questão é que a sociedade não está totalmente de portas abertas para aceitar isso. A verdade é que muita gente ainda não aceita e não admite gay em seus círculos de amizades.

Várias empresas contratam sem preconceito alguma qualquer tipo de profissional, sem distinguir sexo, cor e religião. É claro que ainda existem empresas que relutam em aceitar um funcionário gay, ou que quando descobrem demitem-no por puro preconceito. Mas está ficando cada dia mais raro este tipo de preconceito, podemos ver que hoje em dia está quase impossível alguma empresa não ter um funcionário gay.

Para o gay, qual o melhor mercado de trabalho? Em várias empresas com o foco direcionado ao atendimento ao público, podemos notar a grande quantidade de funcionários gays. Isso se deve ao fato de que o gay, na maioria das vezes, é simpático e atencioso, o que resulta em muitos gays atendentes de caixas de supermercados, vídeolocadoras, empresas de telemarketing, call centers, cabeleireiros, e por aí adiante. Não existe melhor mercado de trabalho, você pode fazer o melhor e ser o melhor em qualquer profissão.

Todo mundo pode ser um bom profissional em sua área, não importa o que você é ou como você é, o gay pode ser perfeitamente o melhor profissional de uma empresa. O mercado acaba selecionando os melhores profissionais pelo resultado obtido e não pela sexualidade. Infelizmente, é preciso enfrentar o preconceito na hora da contratação e, muitas vezes, no ambiente de trabalho. É um desafio a mais para o profissional homossexual encarar. Todos temos os mesmo direitos e o mercado de trabalho está aí para todos, difícil sim, mas não impossível.

Um comentário:

Rafael disse...

Claro que não se aplica a todos os gays, mas acredito que a maioria acaba tomando certo cuidados no trabalho justamente pq partem com um "ponto negativo" (sic), o que acaba fazendo com que muitos se destaquem ao longo do tempo como empregados dedicados, ousados, capacitados, comprometidos e com talento para funções de chefia.

Só uma teoria de bar...